1. ENIAC: o primeiro computador do mundo
O ENIAC, sigla para Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer, foi o primeiro computador eletrônico de grande escala, desenvolvido pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly em 1946, durante a Segunda Guerra Mundial, sendo gastos 500 mil doláres para sua construção.
Criado a pedido do exército dos EUA, foi com o seu lançamento que ocorreu a revolução no mundo da computação. Ele tinha capacidade de processamento de 5 mil operações por segundo e possuía mais de 17 mil válvulas termiônicas com 160W de potência.
O computador era tão grande que era necessário uma sala inteira para a sua instalação, pesando 30 toneladas e ocupava 180m². Seu sistema operacional funcionava através de uma equipe de funcionários do exército, com o objetivo de cálculos precisos para trajetórias táticas que seriam percorridas.
2. Os primeiros computadores pessoais
No final dos anos 70, Bill Gates fundou a Microsoft que também começou a desenvolver computadores pessoais. No início, Gates utilizou ideias de outras máquinas para construir suas próprias, desenvolvendo um dos primeiros e mais bem sucedidos sistemas operacionais, o MS-DOS, muito perto dos desenvolvidos por Steve Jobs.
Por isso, Bill Gates criou uma parceria com Jobs, copiando toda a tecnologia gráfica da Macintosh para um novo sistema operacional: o Windows. Assim, em meados dos anos 80, a empresa se tornou líder do mercado de computadores pessoais.
4. A Internet
A primeira rede mundial de computadores foi a World Wide Web, criada em 1992 pelo cientista Tim Berners-Lee. As suas siglas WWW foram utilizadas anos depois para a identificação do navegador da internet.
Ele também foi criador do HTML, uma linguagem de programação usada na criação de sites, e do HTTP, protocolo que estabelece as conexões da internet para o mundo inteiro.
Após a sua criação, a difusão da rede foi enorme. Em 1993, foi anunciado que a internet seria pública e isenta de taxas para usar e criar qualquer tipo de projeto online, disponibilizando o acesso para os usuários em geral com a criação de comunidades e interação entre as pessoas. Hoje, a internet tem mais de 250 milhões de usuários no mundo inteiro.
5. As redes sociais
A chegada das redes sociais revolucionaram o modo como as pessoas se relacionam e se comunicam. O ano de 2004 é o marco da popularidade das redes sociais como Orkut, Google, Facebook, Youtube e Myspace. A criação de Mark Zuckerberg, o Facebook, assumiu a liderança em nível global e hoje conta com mais de 2,3 bilhões de usuários.
O Youtube, em 2005, trouxe uma plataforma com uma solução definitiva para produzir, editar, compartilhar e disponibilizar vídeos. Com mais de 1 bilhão de usuários, a rede social abriu as portas para novas profissões e uma nova forma de consumir conteúdos.
O Twitter, criado em 2006, padronizou um estilo de microblogs para o compartilhamento de conteúdo de forma rápida e um alto alcance, com limite de caracteres por postagem. A rede conta com mais de 326 milhões de usuários ativos.
Outras plataformas célebres que merecem ser citadas são o Instagram, Whatsapp, Pinterest, Skype, LinkedIn entre outros.
Como tudo, há o lado positivo e negativo. Atualmente o desafio para os criadores é a gestão das fake news e discurso de ódio, além da proteção dos dados pessoais dos milhões de utilizadores.