Nesta quinta-feira, haverá cerimônia de boas vindas aos 8 novos Geoparques da UNESCO.
Já conhece algo sobre os 8 novos geoparques globais da Unesco?
Geopark Ries é testemunha de um acontecimento de impacto: há 14,5 milhões de anos, um asteróide atingiu a terra aqui e criou uma enorme cratera.
Em toda a região podem-se ver os traços impressionantes desta catástrofe cósmica. Há muitas coisas interessantes a descobrir sobre a formação, geologia e história da cratera de Ries nos trilhos da natureza e nos pontos de observação, durante as visitas guiadas e nos centros de informação e pontos de informação do Geoparque. Geopark Ries tem desenvolvido numerosas ofertas especialmente para escolas.
Pelo caminho, na região, não só ganhará conhecimentos emocionantes sobre a história da terra, mas também desfrutará de uma paisagem natural especial, de magníficos pontos de vista, de paisagens culturais e das especialidades de uma cozinha fresca e regional.
Mais informações no site do Geoparque .
O Geoparque Platåbergens recebeu o estatuto de primeiro Geoparque Global da Unesco da Suécia. Isto significa que a região de Table Mountain contém sítios geológicos e paisagens que são considerados únicos e de importância internacional.
Estes sítios falam sobre a ligação entre a história do nosso planeta e o desenvolvimento humano na região. Portanto, não se trata apenas de geologia, pedras e rochas. Trata-se também de destacar os valores naturais da área, o património cultural e o património imaterial.
Fonte: Site Oficial do Geoparque
A história da Mëllerdall Nature & Geopark começa há cerca de 245 milhões de anos num mar. Inúmeros grãos de areia e outras partículas foram depositados e solidificados em pedra. O mar desapareceu e os rios formaram a paisagem rochosa de Mëllerdall Nature & Geopark que hoje em dia é tão impressionante.
Sobre este notável património geológico, foi criado um património natural e cultural diversificado e valioso.
A missão da Mëllerdall Nature & Geopark é preservar este património e desenvolver a nossa região de uma forma sustentável. As pessoas estão sempre no centro das nossas acções.
Mais no Site Oficial do Geoparque
Agora nomeado Geoparque Global da UNESCO, são um grupo interdisciplinar de profissionais especializados em geologia, ciências sócio-culturais, desenvolvimento sustentável, áreas protegidas, educação não-formal, design gráfico, TI, envolvimento da comunidade e conservação do património natural e cultural. Impressionados pelo potencial de desenvolvimento da terra Buzău e pelas pessoas talentosas que aqui conhecemos, decidimos contribuir para o desenvolvimento da área.
Fonte: Site Oficial
Mais em: Site Oficial
Salpausselkä Geopark, situado na região de Lahti, no sul da Finlândia, conta a história da entidade geológica mais conhecida da Finlândia. A Primeira e Segunda Salpausselkä são formações ice-marginal únicas estabelecidas por antigos cursos de água de fusão no final da Idade do Gelo. Alcançam todo o sul da Finlândia e estão no seu ponto mais espectacular na zona de Salpausselkä Geopark.
Aqui estão ligados a eskers de valor internacional, tais como a pitoresca Ilha Kelvenne e Pulkkilanharju Esker no Parque Nacional de Päijänne.
Fonte: Site do Geoparque
Na Grécia, seis sítios de excepcional beleza e variabilidade geológica já foram incluídos na Rede Global de Geoparques da UNESCO: Geoparque Lesvos, Parque Natural de Psiloritis, Geoparque Chelmos-Vouraikos, Geoparque Viko-Aoos, Geoparque Grevena-Kozani "Tithys" e Parque Natural de Sitia.
As ilhas de Kefalonia e Ithaca são uma área geográfica única. Os seus habitantes apreciam a vida e o trabalho tendo muitas oportunidades de desenvolver pequenas empresas na indústria do turismo (mas também em outros sectores). A área surpreende agradavelmente os visitantes com o que proporciona.
Os valores fundamentais (riqueza geológica, riqueza natural, arqueológica - riqueza cultural mais recente, interligação do património cultural - natural, património cultural intangível) garantem um excelente ambiente de vida.
Maiores informações Site Oficial do Geoparque
Imagem:Site do geoparque
Situado na região Sul do Brasil, entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o território integra 7 municípios, sendo 4 do estado de Santa Catarina: Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande; e 3 do Rio Grande do Sul: Torres, Mampituba e Cambará do Sul, totalizando uma área de 2.830 km² e uma população de pouco mais de 73.500 habitantes.
O projeto Geoparque Cânions do Sul é uma iniciativa que integra dois estados brasileiros, cujas ações vêm mobilizando autoridades municipais e estaduais, instituições privadas e comunidades locais no anseio de construir uma sólida candidatura ao programa Geoparques Mundiais da UNESCO.
Em abril de 2017, foi constituído pelos 7 municípios que compõem o território candidato a Geoparque, o Consórcio Público Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul. Com a finalidade de proporcionar o desenvolvimento integrado e sustentável do território, o Consórcio vem desde então atuando como articulador e gestor deste projeto.
Conta com uma equipe técnica coordenada por profissionais das estruturas municipais, que desenvolvem as ações no território em conjuntos com instituições parceiras e comunidades locais.
Mais em: Site do geoparque
Fonte da imagem: Site Oficial do Geoparque
O território do Geoparque Seridó situa-se no Brasil, no semiárido nordestino, região centro-sul do Estado do Rio Grande do Norte, envolvendo totalmente os territórios dos municípios de Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas. Estes municípios fazem parte da mesorregião Central Potiguar e englobam partes das microrregiões Serra de Santana e Seridó Oriental.
Fonte: Site Oficial do Geoparque
Maiores informações Site Oficial do Geoparque