A fim de realizar missões no terreno em candidatos a Geoparques Globais da UNESCO, bem como missões de re-validação, a UNESCO e a Rede Global de Geoparques estão a lançar um apelo a avaliadores.
Prazo de candidatura: 15 de Abril de 2022
Segundo o Gabinete de Geoparques Globais da UNESCO:
De acordo com os Estatutos do Programa Internacional de Geociências e Geoparques (Artigo 5) e as Directrizes Operacionais para Geoparques Globais da UNESCO (Artigo 4), a UNESCO, em conjunto com a Rede Global de Geoparques (GGN), estabelece e mantém uma lista de avaliadores.
O Gabinete de Geoparques Globais da UNESCO selecciona avaliadores que se encontram nesta lista para realizar avaliações de campo de novas candidaturas a Geoparques Globais da UNESCO aspirantes e missões de revalidação de Geoparques Globais da UNESCO estabelecidos.
Estes avaliadores combinaram e comprovaram experiência profissional e/ou de ensino de investigação relevante para o desenvolvimento de Geoparques Globais da UNESCO (património geológico, geoconservação e gestão ambiental, envolvimento da comunidade, desenvolvimento sustentável e geoturismo, educação pública e comunicação de geociências).
Os avaliadores servem na sua capacidade pessoal, e não como representantes dos seus respectivos Estados ou de quaisquer outras entidades afiliadas. Os Avaliadores do Secretariado da UNESCO devem assegurar-se de que não têm conflitos de interesses relativamente às novas candidaturas ao Geoparque Global da UNESCO ou àquelas que requerem revalidação. Os avaliadores não procuram ou aceitam instruções dos governos ou outras autoridades e não conduzem missões no seu próprio país.
O Gabinete de Geoparques Globais da UNESCO designa dois avaliadores da lista de avaliadores por missão de avaliação/revalidação de campo.
As equipas de avaliação são independentes:
Avaliam candidaturas, extensões e revalidações para os Geoparques Globais da UNESCO com base nas orientações rigorosas fornecidas pelo Conselho Global de Geoparques da UNESCO;
Elaboram um relatório ao Conselho Global de Geoparques da UNESCO sobre as candidaturas, extensões e revalidações avaliadas.
Procedimento de inscrição na lista de avaliadores
Cada indivíduo que deseje tornar-se um avaliador dos Geoparques Globais da UNESCO deve preencher o formulário de candidatura para avaliadores dos Geoparques Globais da UNESCO e enviá-lo ao Secretariado do Geoparque Global da UNESCO (Kristof Vandenberghe, k.vandenberghe@unesco.org) e ao Presidente da GGN (Nikolaos Zouros, nzour@aegean.gr), acompanhado do seu CV e da documentação e referências necessárias.
Critérios
- Os avaliadores tomam nota e respeitam os Estatutos do Programa Internacional de Geociências e Geoparques (IGGP), as Directrizes Operacionais para Geoparques Globais da UNESCO, os Termos de Referência, bem como as Directrizes para Missões de Inspecção de Campo para Geoparques Globais da UNESCO.
- Devem estar prontos a dedicar tempo para realizar as missões de avaliação/revalidação e estudar uma série de documentos relacionados com as candidaturas e revalidações dos Geoparques Globais da UNESCO.
- É necessário um bom conhecimento e capacidade de falar fluentemente e compreender a língua inglesa.
Cada avaliador deve cumprir pelo menos dois dos critérios abaixo indicados:
- Ser/ter sido gestor ou representante de geocientistas num "green card" da UNESCO no Geoparque Global da UNESCO durante pelo menos quatro anos;
- Ser/ter sido membro do comité científico de um "cartão verde" da UNESCO no Geoparque Global da UNESCO durante pelo menos quatro anos;
Deve ter demonstrado experiência científica ou profissional combinada relevante para o desenvolvimento do Geoparque Global da UNESCO, durante pelo menos cinco anos, e apoiada por um diploma de ensino superior reconhecido correspondente em pelo menos três das seguintes áreas:
- Património Geológico;
- Desenvolvimento Sustentável e Geoturismo;
- Compromisso comunitário para a criação e gestão dos GGPE's;
- Educação pública e comunicação da Geociência;
- Geoconservação e Gestão Ambiental;
Realizaram actividades e/ou missões relevantes de capacitação em nome da UNESCO e da Rede Global de Geoparques.
Os indivíduos que fizeram parte da Lista de Avaliadores no passado, não têm de voltar a candidatar-se.
Mais informações: