Estes últimos dias foram importantes para as Geociências, principalmente para a linha de investigação da Geoconservação e Património Geológico.
Primeiro recebemos a notícia que a UNESCO reconheceu o Dia Internacional da Geodiversidade, iniciativa liderada pelo Professor Catedrático da Universidade do Minho José Brilha juntamente com outros investigadores e instituições.
Em segundo lugar que o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa declarou, através do site da presidência que:
"saúda o reconhecimento do Dia Internacional da Geodiversidade pela UNESCO, uma iniciativa de Portugal que apadrinhou a campanha internacional do mundo científico para o reconhecimento formal desta data.
O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa felicita o Embaixador de Portugal na UNESCO, António Sampaio da Nóvoa, pelo seu empenho e bons ofícios que resultaram nas decisões de hoje da UNESCO".
Segundo o Professor José Brilha: "Com o Dia Internacional da Geodiversidade pretendemos criar uma iniciativa o mais abrangente possível, em termos de temas a tratar.
A questão do património geológico é apenas um dos temas, pretendemos usar esta oportunidade para sensibilizar para as questões dos recursos geológicos, riscos naturais, transição energética, ecossistemas, educação, água, energia, etc., isto é, todos os temas que mostrem a importância da geodiversidade para a sociedade.
Quando estávamos a delinear esta iniciativa, discutimos se deveríamos avançar para o Dia Internacional da Geodiversidade ou Dia Internacional do Património Geológico. Acabámos por decidir pela 1ª opção para abrir ao máximo a possibilidade de abarcar todos os temas/parceiros., complementa".
O Professor gentilmente cedeu o link onde será possível aceder no site do Partido Livre quarta-feira, dia 21 de Abril às 21h(hora portuguesa) no Canal de YouTube do LIVRE!