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Etapas de desenvolvimento de um site

02 Dec 2021

Nossos clientes nem imaginam como funciona o processo de criação de seus sites.

Nós da GeoSmart - Tecnologia Colaborativa gostamos de envolvê-los em todas as etapas, uma vez que cada site é personalizado e exclusivo, feito com a cara e a essência de cada um deles. Assim, explicamos  as 7 principais etapas da criação de um site responsivo.


1. Ouvir o cliente + Briefing

Sem dúvidas uma das etapas mais importantes para que um site seja bem feito e represente bem a imagem de uma empresa ou marca, é a comunicação. É muito importante que fique claro entre criador e cliente qual o objetivo por trás do site, qual a história da empresa, concorrentes, referências, e todo um conjunto de informações que devem estar completas para que o produto final seja eficiente quanto aos objetivos e transpareça a imagem da empresa.

É em si,  uma espécie de formulário preenchemos com as informações relevantes para a criação do  site, por isso é essencial que haja  conversas entre as partes. Muitas vezes grandes ideias podem vir de uma conversa, por isso, é indispensável que a comunicação também seja feita da melhor forma (video-chamada, ligação telefónica, entre outras).

 

2. Conteúdo (Pesquisa de Mercado + SEO)

Criar conteúdo para um site não é simplesmente sentar e escrever sobre a empresa e sobre seus produtos e serviço. A depender do objectivo de criação do site e para que tenha competitividade e seja mais facilmente encontrado pelo público-alvo, é muito importante que seja feita uma análise de concorrência, uma pesquisa de mercado e a aplicação do famoso SEO.

Através da pesquisa de mercado e do briefing, o conteúdo é inicialmente criado, e depois otimizado através de técnicas e ferramentas de SEO (Search Engine Optimization), que ajudam para que o site seja encontrado através das palavras chaves do segmento em que está inserido.


3. Layout + Design

Após definição e criação do conteúdo, é criado o mapa do site, também chamado de Wireframe. O wireframe é uma espécie de “maquete” virtual do site, ou seja, é um rascunho que desenha onde cada imagem, texto e botão será inserido. Esta etapa é importante, pois é nele que está a base para o trabalho de  designer.

Usando o wireframe e o template escolhido, o designer entra em ação criando um site personalizado, misturando uma tabela de cores, imagens e textos que sejam coerentes com a essência do cliente.


4. Codificação

A etapa de programação consiste em delinear um algoritmo para então codificar as funcionalidades já definidas previamente, sempre baseando-se no wireframe e também no design do site.

Programar consiste em transformar as o login, a área de gestão, a assinatura de newsletter, em códigos interpretáveis pelos navegadores e possíveis de ligar à base de dados (se for o caso) . Existem dois tipos de linguagens, as linguagens de programação : PHP, C, C++, C#, Java, Phyton, entre outras e aquelas linguagens responsáveis pela interligação de imagens e layout criados pelo trabalho de designer, as chamadas linguagens de marcação, que são HTML e a CSS.

Muitas vezes os sites são criados em templates previamente codificados, mas sempre é necessário que alterações sejam feitas para incorporar as funcionalidades personalizadas de cada cliente, além de testar a segurança e o versionamento.
 

5. Programação + Testes

É nesta etapa que os códigos de em PHP, CSS e HTML escritos entram em ação de fato, ou seja, são aplicados e criam a dinâmica do website. São criados e incorporados sistemas e plugins necessários, além de todas as funcionalidades do site, montando a primeira versão oficial do mesmo.

Site pronto, hora de testar. É através dos testes que os programadores conseguem definir se o site está mesmo pronto para publicação ou precisa de ajustes. Ajustes feitos e site aprovado, hora de publicar.
 

6. Publicação

Conteúdo, layout, design, programação e funcionalidades aprovadas? É chegada a hora de publicar, o que envolve a contratação de um domínio, que é o endereço do seu site  e também da hospedagem em servidores que tornarão seu site visíveis para os usuários da web. Existem vários no mercado com preços acessíveis, mas também prestamos este serviço.
 

7. Publicação e Prova

A última, porém, não menos importante etapa é a prova pelo cliente e publicação. Após a publicação do site é importante fazer testes de prova pelo cliente a fim de garantir que todos os recursos do mesmo estejam funcionando. Na GeoSmart oferecemos (sem custos) aos nossos clientes 30 dias para testarem aquilo que foi validado pós-briefing.

Nosso cliente ProGEO - Portugal

está nesta fase


8- Publicação Final

Conteúdo, layout, design,programação prova pelo cliente e funcionalidades aprovadas? É chegada a hora de publicar finalmente e fazer a divulgação desta nova etapa do seu website.
 

9- Manutenção

A última, porém, não menos importante etapa é a manutenção. Após a publicação do site é importante fazer a manutenção periódica do website, a fim de garantir que todos os recursos, conteúdos e imagens sejam atualizadas, sempre mantendo o foco no interesse do seu público alvo no seu universo, e acompanhando as tendências e mudanças do seu segmento e também da criação de sites.



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