Neste momento o mundo está de olhos voltados para a movimentação do Leste Europeu, como também para o seu espaço aéreo. Já ouviu falar em Flyradar?
Com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, já é possível rastrear algumas aeronaves a partir de qualquer dispositivo, desde que haja ligação à internet.
Diversos aplicativos possuem este objetivo, porém o FlightRadar24 é o mais popular entre eles. Onde é possível acompanhar as movimentações do espaço aéreo em tempo real. Mas sabe como essa tecnologia funciona?
Foi iniciado como um projeto de hobby em 2006, quando dois geeks da aviação sueca decidiram construir uma rede de receptores ADS-B no norte e no centro da Europa.
Em 2009, possibilitaram que qualquer pessoa com um receptor ADS-B carregasse dados nesta rede. Muitas partes do mundo foram cobertas rapidamente, mas a busca por fornecer uma cobertura global de ADS-B ainda está em andamento.
O Flightradar24 emprega uma abordagem que recebe os dados do voo
diretamente das aeronaves. Isso é possível graças aos voluntários que
hospedam receptores com antenas do site em suas casas e à tecnologia de
vigilância de transmissão automática, ou ADS-B, que é utilizada pela
maioria dos aviões.
O Automatic Dependet Surveilance – Broadcast ou, em
português, Sistema de Vigilância Aérea Automático Dependente por
Radiodifusão está transformando todos os segmentos da aviação, na qual
aeronaves e
veículos de solo podem ser monitorados por controladores de tráfego aéreo sem a necessidade de um radar convencional.
O sistema é Automático – transmite informação de vigilância sem necessidade de interrogação; Dependente – depende da cooperação das aeronaves e da disponibilidade de uma fonte confiável de informação de posição; Vigilante – fornece informação de vigilância para um monitoramento preciso por parte do controle de tráfego; Difusor – aeronaves e veículos transmitem sua posição, entre outros dados, para todas estações receptoras simultaneamente.
O rastreamento de aeronaves ADS-B é quase instantâneo e transmitido aos pilotos e controladores, também é transmitido de aeronave para aeronave, permitindo avanços no controle do tráfego aéreo que permitirão que a aeronave mantenha separações precisas de tempo e distância.
A frequência utilizada pelo ADS-B é a mesma utilizada pelo transponder para responder às interrogações do SSR e do Traffic Collision and Avoidance System (TCAS) – 1090 MHz.
Através deste sinal é possível rastrear as aeronaves e obter diversos dados dos voos, tais como número de voo, origem, destino, velocidade, altitude, etc.
Deve-se ter cuidado para não confundir o ADS-B com o TCAS, enquanto o ADS-B proporciona vigilância, o TCAS emite alertas na proteção contra colisões de aeronaves em voo.
Pode acessar ao site da Flyradar no site oficial
Poderá encontrar alguma demora em aceder, devido à grande procura neste momento em que o mundo está de olhos voltados para o que acontece no ar.
Fonte das Imagens: Contato radar