Aplicar a Matriz de Kahn é um exercício de planejamento estratégico de uma marca, que enquadra o seu posicionamento relativamente à expectativa do mercado em cada quadrante. Nenhuma marca terá oportunidade de estar acima da expectativa do mercado em todos os quadrantes, mas todas as marcas deverão estar preparadas para analisar cada um deles.
É importante conhecer ferramentas como Omnicanalidade, Internet of Behaviors e Dark Stores e como as ferramentas de Location Intelligence desempenham um papel central nestas questões. Também na Matriz de Kahn se encontra a relevância estratégica da Localização e que direta ou indiretamente já é aplicada pelas marcas.Conhecer os hábitos de consumo, os padrões de compra dos consumidores e o seu comportamento no território são fatores que se enquadram em qualquer um dos quadrantes desta Matriz. Vamos conhecer em que medida as soluções de Location Intelligence influenciam cada um dos quadrantes.
Qualquer marca procura transmitir o seu posicionamento em todos os seus P’s (Product, Price, Place, Promotion) relativamente ao target de mercado que pretende atingir. Se por exemplo o luxo de uma marca de perfumes exige um determinado posicionamento, não é porque uma marca se posicione no extremo oposto que deve deixar de considerar este quadrante na sua estratégia. O ponto chave é mesmo esse: o target.
Consideremos dois exemplos: a perfumaria de luxo, citadina e requintada e a loja de conveniência, de bairro e cheia de prateleiras. Os produtos destes dois negócios diferem e exigem diferentes estratégias.
Para a perfumaria de luxo vamos
associá-la a um poder de compra mais elevado e com uma nova estratégia
de Omnicanal.
O cartão de fidelização vai permitir conhecer os padrões do cliente nas suas interações multicanal e o Location Intelligence torna-se fundamental para a tomada de decisões. Para a loja de conveniência vamos considerar a proximidade como fator preferencial, onde a aposta é a distribuição de folhetos em todas as portas a 5 minutos. Imaginemos que esta cadeia de lojas de conveniência só pode investir 5000 panfletos para cada loja. Por onde os deve distribuir? Por certo onde tem mais oportunidades de negócio, ou seja, dentro do seu target.
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