Com um total de 8.761,81 ha (1.316,47 ha de área terrestre e 7.445,34 ha de área marinha e/ou estuarina), o Parque Natural do Litoral Norte estende-se ao longo de 16 km de costa, desde o estuário do rio Neiva até à zona da Apúlia onde os moinhos de vento, um dos ex-libris desta zona, são uma evidente referência visual.
Contém um cordão de praias de mar e de rio e dunas primárias e secundárias, recifes – ao largo da costa, diante da praia de Ofir, jazem os cavalos de Fão associados pela lenda ao rei Salomão – e habitat marinhos.
Com efeito, este parque possui o cordão de dunas atlânticas mais extenso e melhor conservado do norte de Portugal.
Os estuários do Cávado e do Neiva albergam alguns dos habitat mais significativos do parque, pois para além do corpo central das águas estuarinas, inclui as zonas entre marés (intertidal), com as suas áreas de vasa, sapais e bancos de areia.
Para além deles, há manchas de pinhal, campos agrícolas, alguns pequenos bosques de folhosas e caniçal que contribuem também para a diversidade florística e faunísticas estando inventariadas cerca de 240 espécies de plantas.
Fonte:https://natural.pt
Na Apúlia é preciso ter cuidado com os ventos do norte , que não movem moinhos , mas são fortes ☺☺☺ convém trazer algo para barrar o vento para quem vem fazer praia .
Do ponto de vista da Geologia, em alguns afloramentos rochosos do período Ordovíncico, com sorte , pode-se observar bioturbacoes conhecidas como cruzianas.
#ordovinciano
#parquenaturalnorte
#geologia
Reposted from @ivasantosgeo