Um grupo de voluntários, por meio do projeto Resguardar Vidas, desenvolveu um site que está agrupando e mapeando vários pontos de arrecadação ou locais que estão precisando de voluntários para auxiliar as vítimas das chuvas na Cidade do Recife, no Estado brasileiro de Pernambuco.
Nos últimos 5 dias, as fortes chuvas que ocorrem tipicamente nesta época do ano, causaram diversas perdas de vidas humanas e materiais.
Esta situação está a mobilizar vários grupos, associações, voluntários e forças política na tentativa de socorrer e suprimir as situações de emergência social que acometem aquela população.
Uma das iniciativas está materializada no desenvolvimento de uma plataforma que visa agrupar pontos de apoio e de acolhimento dessas vítimas através de geolocalização.
De acordo com o Projeto:
Em virtude das intensas chuvas em Pernambuco nos últimos dias, a situação de milhares de famílias que moram em áreas de risco se tornou gravíssima, exigindo mobilização e coordenação das ações da administração pública e da sociedade civil para evitar a perda de mais vidas e amenizar os danos materiais das pessoas. Alguns bairros, de diversas cidades da Região Metropolitana como Jaboatão, Recife e Olinda e de municípios do interior, já registraram diversas ocorrências tendo-se, inclusive, a perda de dezenas de vidas.
Com o objetivo de resguardar a vida das pessoas e o pouco dos bens materiais que elas possuem, um grupo de voluntários de diversas áreas do conhecimento, com apoio institucional da Faculdade de Administração e Direito da Universidade de Pernambuco (FCAP/UPE), do Conselho Regional de Economia de Pernambuco (Corecon-PE) e do Observatório Popular de Olinda (OPO), reuniram-se para colocar à disposição da sociedade pernambucana o site Resguardar.
O Resguardar é um site que funciona em modelo híbrido (celular ou computador), sem que seja necessário instalar qualquer aplicativo em seus dispositivos, bastando acessar o Site Oficial.