Você sabia que planejar suas ações pode aumentar em 200% o faturamento da sua empresa?
Na maioria das vezes, as pessoas querem alcançar um determinado resultado, mas dificilmente estão focadas no percurso existente entre um desejo e a sua concretização.
Quantas vezes no mês você senta para planejar a sua vida pessoal? E a da sua empresa?
Muitas pessoas não sabem responder a essas perguntas, já que não se planejam muito. Com isso, elas acabam apagando “incêndios” quando eles acontecem ao invés de prevenir isso.
Em alguns casos, apenas medidas de curto prazo são tomadas, fazendo com que o longo prazo esteja totalmente fora de cogitação.
Isso é muito comum principalmente no início de uma carreira ou da vida de uma empresa.
O que acaba fazendo com que você se acomode e faça apenas o que precisa ser feito para aquele momento.
Porém, o que consegue levar alguém a algum lugar é o planejamento de objetivos, metas e valores.
O planejamento estratégico é essencial para o sucesso de qualquer organização, seja ela de grande ou pequeno porte. É comum observarmos o desenvolvimento do planejamento estratégico de grandes empresas.
Muitas empresas de pequeno e médio porte, no entanto, negligenciam essa etapa importante da gestão do negócio; e acabam pagando um alto preço por isso.
O planejamento estratégico é uma etapa da gestão que delimita a missão, visão e valores da empresa; compreende o contexto interno e externo da empresa; avalia riscos e oportunidades; e com esses elementos, traça seus objetivos e metas.
Com o planejamento estratégico claro é possível minimizar riscos, tomar as melhores decisões e promover o crescimento da empresa.
É importante ressaltar que o planejamento estratégico não deve ser realizado apenas no momento de criação da empresa, ou quando ela passa por grandes transformações.
Ele deve ser reformulado com frequência, a fim de reavaliar o contexto interno e externo em a empresa está inserida, e assim, prevenir riscos ou transformá-los em oportunidades.
O planejamento estratégico deve estar bem claro para todos os envolvidos no processo produtivo da empresa: fornecedores, colaboradores, alta gestão e demais partes interessadas.
Todos devem compreender e trabalhar de acordo com a visão, missão, valores, objetivos e metas da empresa.
Não perder de foco a identidade da empresa, a visão e os objetivos que a organização pretende alcançar, é fundamental para o dia-a-dia da empresa, assim como é em momentos de crise.
Para analisar a organização e seu contexto, faz-se necessário compreender o ambiente interno e externo.
O ambiente interno da organização pode ser avaliado com base em relatórios de inspeção e auditoria, questionários, acompanhamento de indicadores de desempenho e conversas com os colabores.
Para avaliação externa, recomenda-se a utilização do método SWOT.
SWOT é acrônimo que se refere às expressões em inglês strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças). No Brasil, também é conhecida pelo nome Análise FOFA ou FFOA.
Com a matriz SWOT, as forças e fraquezas são identificadas no âmbito no ambiente interno da empresa e oportunidades e ameaças (riscos) no ambiente externo.
A matriz SWOT é um método muito usado no desenvolvimento do planejamento estratégico.
A pergunta “Onde queremos chegar?” é uma questão que deve ser definida pelo próprio gestor, podendo receber contribuição de colaboradores. A resposta a esse pergunta pode ser delineada pelo estabelecimento da missão, da visão, dos valores e dos objetivos da empresa.
A Missão é definida a razão pela qual a instituição existe; e qual o proposito e abrangência da organização. Ela define o posicionamento da empresa perante a sociedade, o mercado, os clientes, colaboradores e fornecedores. A Visão é a projeção daquilo que a empresa almeja ser no futuro.
Os Valores são as características da instituição, que fornecem identidade e constroem a imagem da organização.
Os objetivos são comumente confundidos com as metas. Apensar de ambos serem ações estratégicas, são etapas distintas do planejamento.
O objetivo é daquilo que sua empresa pretende alcançar; “aonde ela quer chegar”. Um exemplo de objetivo seria inserir seu produto no mercado externo. Já as metas são repostas para a próxima pergunta estratégica “Como chegar lá?”.
As metas são as etapas que você precisa para chegar ao objetivo. Se seu objetivo é inserir seu produto no mercado externo, sua meta pode ser: obter as certificações e padronizações exigidas pelo mercado externo para seu produto, delimitando um tempo para atingir cada uma das especificações.
Para responder a pergunta “Como quer chegar lá?” é necessário, também, avaliar quais os recursos disponíveis hoje. E planejar quais os recursos serão necessários em cenários futuros.
Mais uma vez, a matriz SWOT pode e deve ser usada como base para enxergar o ambiente atual e posicionar-se estrategicamente para o futuro.
É importante ressaltar que todas as ações estratégicas devem estar alinhadas com a missão, visão, valores e objetivos da empresa. E estas devem ser encontradas em todos os processos, todos os envolvidos e em toda a cadeia produtiva da organização;
Portanto, todo planejamento estratégico de qualidade deve definir indicadores claros, mesuráveis e objetivos; para verificar se os resultados alcançados estão de acordo com o planejado.
Esses indicadores devem atingir todos os níveis da empresa: da organização geral, equipe até o indivíduo e ou recursos físicos. O desempenho de todos esses níveis de organizacionais deve ser analisado, de acordo com o indicador escolhido, para definir a sua eficiência para alcançar os objetivos.
Esta análise de desempenho possibilita correções e melhorias nas ações estratégicas, potencializando os recursos disponíveis. Todas as etapas do planejamento estratégico são maneiras de buscar a qualidade e a estabilidade para sua empresa se estabelecer e crescer no mercado.