Muitas grandes invenções foram desenvolvidas precisamente com o objetivo de defender-se de eventuais ataques durante uma guerra.
No nosso quotidiano muitas vezes não temos tempo de confeccionar refeições frescas diariamente e por vezes nos utilizamos de outras formas económicas e rápidas para superar a correria diária.
Uma destas formas é o uso de microondas para esquentar refeições preparadas previamente, mas não imaginamos que estamos a utilizar um legítimo produto que surgiu graças à engenharia militar. Durante o início da Guerra Fria, em 1945, o engenheiro americano Percy Spencer trabalhava com a tecnologia de radares, mais precisamente na construção de peças capazes de gerar ondas eletromagnéticas (magnetrons). Durante as muitas horas dedicadas ao serviço, Spencer percebeu que uma barra de chocolates em seu bolso havia derretido.
GPS significa Global Positioning System, ou em português, Sistema de Posicionamento Global.
A princípio, o GPS foi criado para um projeto militar dos Estados
Unidos. Conhecido como NAVSTAR, ele foi criado na década de 1960.
Entretanto, foi só depois de 35 anos de trabalho que o projeto foi
completado, em 1995.
Apesar de ter sido realmente criado pelos Estados Unidos, quem começou a estudar a possibilidade da criação de um sistema de navegação por satélite foi a União Soviética. Foi em 1957, com o satélite Sputnik I que iniciou-se o estudo de localização através do uso de satélites.
Depois de vários estudos e muita pesquisa, a União Soviética conseguiu comprovar que o Sputnik I emitia ondas para a superfície terrestre. E se combinadas com as coordenadas geográficas era possível encontrar uma localização. Enfim, tudo parecia estar certo para a URSS, não é?!
Entretanto, os Estados Unidos, com a intenção de sair na frente dos seus concorrentes – nesse período ocorria a Guerra Fria – colocou o projeto em prática antes da União Soviética. Por fim, três anos mais tarde o país começava a criar o GPS.
Quem inventou o GPS afinal?
Foi uma estrela de Hollywood! A austríaca Hedy Lamarr (1913 – 2000), que estrelou filmes como Sansão e Dalila (1949) e A História da Humanidade (1957), criou a tecnologia-base para o sistema de posicionamento global.
De origem judáica, Hedy estava horrorizada com o avanço nazista e queria ajudar os EUA e seus aliados.
Hoje em dia podemos a acessá-los a partir de um smartphone ou do próprio carro na hora de encontrar um endereço também contou com uma tecnologia que deriva de projetos criados com fins militares e para o uso em guerras. A implementação do GPS é baseada, parcialmente, em sistemas de navegação via rádio, como o LORAN ou o Decca Navigator, que foi usado na Segunda Guerra Mundial.
3. Câmaras Digitais
O problema é que, décadas atrás, a única forma de ter acesso a essas imagens era por meio do filme fotográfico liberado pelo satélite periodicamente na atmosfera terrestre. O processo de recuperação do filme era bastante trabalhoso e, muitas vezes, resultava na perda das imagens.
Em 1976, a NASA colocou um fim nesse transtorno e lançou o satélite KH-1 “Kennan”, equipado com uma câmera óptico-elétrica capaz de transmitir as imagens em formatos digitais. Os fundamentos dessa tecnologia estão presentes até hoje nas câmeras digitais usadas por civis do mundo todo.