Detalhes:
Data: 30 de Março de 2022 (quarta-feira)
Hora: hora de Hong Kong (UTC+8:00)
19:15 - 19:30 Inscrição
19:30 - 22:00 Apresentações, Perguntas e Respostas
Tópicos e oradores:
1. Geodiversidade, geoheritage e estratégias de geoconservação em Portugal por Asst. Prof. Paulo Pereira, Departamento de Ciências da Terra, Universidade do Minho, Portugal
2. Celebrando as origens da vida animal: Construção de um Geopark Global da UNESCO em Charnwood Forest, Reino Unido, pelo Dr. Jack Matthews, Geoheritage Conservation and Interpretation Officer, Charnwood Forest Geopark, Reino Unido.
3. Geodiversidade da Itália e a sua importância para a paisagem cultural europeia pelo Prof. Marco Giardino, Geomorfologia Aplicada no Departamento de Ciências da Terra, Universidade de Torino, Itália
4. Geodiversidade na Polónia pelo Prof. Zbigniew Zwolinski, Instituto de Geoecologia e Geoinformação, Universidade Adam Mickiewicz, Polónia
Software: Zoom (Os detalhes de login serão enviados por e-mail mais tarde)
Inscrição:
1. introduzir Formulário do Google
2. envie um e-mail para talk@rocks.org.hk para se registar indicando o seguinte:
Os registantes bem sucedidos serão notificados posteriormente por e-mail. Em caso de qualquer disputa, a decisão da AGHK será definitiva e conclusiva.
Breve biografia dos oradores
Os interesses de investigação do Prof. Paulo Pereira incluem geomorfologia, geodiversidade e avaliação e gestão do geoheritage. Ele foi um dos coordenadores do inventário português de geossítios com relevância nacional e internacional. É o membro representante nacional da Associação Internacional para a Conservação do Património Geológico (ProGEO) e é também membro da Federação Europeia de Geólogos (EFG), Painel de Peritos em Património Geológico e membro do Grupo de Especialistas Geoheritage da Comissão Mundial sobre Áreas Protegidas - União Internacional para a Conservação da Natureza (WCPA - IUCN).
O Dr. Jack Matthews é o Oficial de Conservação e Interpretação do Geoheritage para o Geopark Charnwood Forest, Reino Unido, e consultor freelance em geoheritage, geoconservação, e geoturismo. É Associado Honorário no Museu de História Natural da Universidade de Oxford, onde continua o seu envolvimento na investigação, tanto nas rochas Ediacaran de Avalonia, como em estudos para informar a gestão de geossítios. Jack é um dos defensores do Dia Internacional da Geodiversidade da UNESCO.
O Prof. Marco Giardino é co-presidente do Grupo de Trabalho de Geossítios e Geodiversidade (AIGEO Associação Italiana de Geomorfologia) e membro da Associação Internacional para a Conservação do Património Geológico (ProGEO) e da Sociedade Italiana de Geologia Ambiental (SIGEA). É também coordenador científico do Sesia Val Grande Geopark Global da UNESCO, co-presidente do Grupo de Trabalho sobre Geodiversidade de Aterros, Associação Internacional de Geomorfologistas e Conselheiro Científico sobre Geodinâmica/geodinâmica na UNESCO - Programa Internacional de Geociências (IGCP). Os seus interesses de investigação incluem paisagem geomorfológica alpina, geodiversidade, e geoconservação e desenvolvimento sustentável dos territórios de montanha.
O Prof. Zbigniew Zwolinski investiga em geografia, geomorfologia e geoinformática (SIG). Os seus projectos actuais incluem "Um Estudo Experimental de Participação Pública no Planeamento do Uso do Solo Urbano Utilizando um Sistema de Informação Geográfica Baseado na Web" e "Evolução tardia e actual da paisagem após a deglaciação numa região do Alto Árctico sensível ao clima". Está também interessado na geodiversidade e na geoconservação e é um dos defensores do Dia Internacional da Geodiversidade da UNESCO.